O Poder das Palavras de Afirmação na Vida dos Adolescentes

A adolescência é um período de transição cheio de desafios, tanto para os jovens quanto para os pais. Nesse momento delicado, a maneira como os pais se comunicam com seus filhos pode fazer toda a diferença.

Durante a adolescência, os jovens costumam sofre muita pressão para se encaixarem. Costumam se comparar muito com os outros. Sentem-se inseguros, com a autoestima lá no chão, muitas vezes.

Se existe um estágio da vida em que os seres humanos mais precisam de palavras de afirmação, com certeza é na adolescência.
Gary Chapman

No entanto, é exatamente nessa fase que os pais costumam endurecer muito com os filhos e utilizam muitas críticas, muitas palavras negativas  na tentativa de fazem com que os filhos colaborem. Mas é justamente nesta fase, em que costumam sofrer fortes oscilações em sua autoestima e em seu senso de capacidade, que eles precisam de palavras de incentivo. Palavras estas que demonstrem que confiamos neles e que os amamos, que sabemos que estão aprendendo e que estamos aqui para ajudar.

A língua tem poder para trazer morte ou vida.
Antigo provérbio hebreu

“Mas se eu não apontar e censurar  o comportamento errado de nossos adolescentes, como vamos discipliná-los? Devo deixar que façam só o que querem fazer, do jeito que quiserem?”

A resposta é não. Os adolescentes precisam de limites. Mas existe uma forma melhor de motivá-los a cumprir as regras do que criticar o tempo inteiro. Comparações, palavras duras, condenatórias e que geram discussão não são a melhor maneira. Palavras negativas são prejudiciais para qualquer Pessoa. Mas são especialmente destrutivas para os adolescentes.

Sempre haverá algo que pode ser elogiado.  Alguns pais se concentram tanto nos defeitos e erros que acabam esquecendo que os filhos também acertam, que também têm qualidades. Criticar muito, apontar  sempre o que é negativo é o grande erro de muitos pais e o resultado? Os filhos se afastam.

 Não importa que aspectos da vida de seu adolescente estejam lhe causando dor, decepção, raiva, continue a procurar ações louváveis e dê-lhe palavras de afirmação.
 Gary Chapman

Nossas palavras e atitudes reforçam o comportamento dos filhos. Se costumamos apontar, com muita frequência, seus erros e maus comportamentos, é isso que reforçaremos. De modo inverso, elogios direcionados aos comportamentos positivos reforçam esses comportamentos. Gary Chapman, em seu livro As 05 Linguagens do Amor do Adolescente, fala sobre a importância das palavras de afirmação para os adolescentes e dá alguns exemplos.

Como Usar Palavras de Afirmação com Adolescentes?

  1. Elogios sinceros

Elogiar é reconhecer as realizações do adolescente, expressar aprovação. Todo adolescente faz algo certo, todo adolescente se comporta bem em algum momento. Se ficarmos atentos, poderemos flagrar nossos filhos se comportando bem e é justamente nesses momentos que devemos elogiá-los.

Mas esse elogio não deve ser feito de qualquer maneira, não deve parecer falso ou uma bajulação. Deve ser sincero. Talvez fosse possível usar de bajulação quando o seu filho tinha 03 anos, mas não funcionará quando ele tem 13. Dizer a uma adolescente, por exemplo, que ela jogou super bem, quando na verdade não jogou, vai deixá-la irritada, isso será uma ofensa a inteligência dela.

Gary Chapman, traz as seguintes sugestões de elogios sinceros:

  •  Elogios Específicos

Um simples “Parabéns” nem sempre é suficiente para motivar um filho. Ao invés disso, devemos usar elogios específicos. A seguir, algumas sugestões de elogios específicos de Chapman:

  • “O tapete ficou ótimo; você conseguiu tirar toda a mancha de café”.
  • “Obrigado por colocar a roupa suja no cesto; ajudou bastante quando fui lavar a roupa hoje de manhã”.
  • “Obrigado por varrer as folhas secas do Jardim no sábado; O Gramado ficou bonito”.

E se eu não tiver nada para elogiar?

  • Elogie o esforço

Mesmo que o resultado não seja perfeito, valorize o esforço.

Vou citar aqui um exemplo do livro  Chapman:

“Por exemplo, seu filho de 13 anos acabou de cortar a grama. Não está tão bom quanto se você tivesse feito o trabalho; na verdade, ficou horrível. Você tem um pouco mais experiência que ele. No entanto, a maior parte do Gramado foi aparada e ele gastou 2 horas trabalhando. Controle se e não aponte para as partes em que a grama ainda está alta. Você pode comentar isso na próxima vez que ele for cortar? Esse é o momento de dizer: “Você está cortando a grama cada vez melhor. Estou vendo o seu esforço. Saiba que é uma grande ajuda, muito obrigada”. Seu filho concluirá que vale a pena cortar a grama”.

“Mas ele não fará sempre um trabalho medíocre se não mostrarmos a grama que ele não cortou?”

 Existe o momento certo para cada coisa. Depois de 2 horas aparando a grama, ninguém quer ser criticado. Isso é desanimador e pode fazer o filho odiar tanto essa tarefa a ponto de não querer mais nem pensar em cortar a grama. Mas se os esforços dele forem reconhecidos com elogios, ele se sente valorizado e motivado a realizar a tarefa novamente. Também fica mais disposto a ouvir instruções na semana seguinte sobre como fazer um trabalho ainda melhor.

E para você que está lendo esse livro, o mesmo princípio vale para o casamento. Elogiem um ao outro pelo esforço em vez de apontar as imperfeições da tarefa completada.  Experimentem. Garanto que funciona.
Gary Chapman

  • Palavras de Afeição

Além de considerar o que o adolescente faz, é essencial destacar quem ele é. Dizer “Amo você” nunca é demais mas nem sempre é suficiente.

Esses são alguns exemplos de palavras de afirmação:

  • Você é demais.
  • Sinto o maior orgulho quando pensa em você.
  • Você é meu raio de sol?
  • Se pudesse escolher qualquer adolescente no mundo inteiro, escolheria você? Você é incrível.
  • Acordo todas as manhãs e penso que privilégio de ser seu pai ou sua mãe.
  • Você é incrível!
  • Ontem estava no escritório e pensei, “que saudade da minha filha”.
  • Gosto muito quando você está por perto.
  •  

Afeição verbal, também pode destacar atributo físico ou da personalidade do seu adolescente:

  • Seu cabelo está tão sedoso hoje. Pode ter um efeito particularmente positivo para uma garota de 16 anos que deseja ter certeza de que tenha uma boa aparência.
  • Que olhos lindos você tem. Pode consolar o coração da garota de 17 anos que acabou de levar um fora do namorado.
  • Você é tão forte! Pode mudar o humor do filho de 15 anos que está preocupado com as espinhas no rosto.

As palavras de afirmação  também podem se referir à personalidade do adolescente. Alguns exemplos de Chapman:

  • É tão legal você ser extrovertido. Eu sei que você se acha tímido, mas vi que quando começa a falar com alguém, você se abre, conversa numa boa.
  • Você tem cabeça fria, é ótimo que pensa antes de falar.
  • Seu jeito animado alegra muita gente.
  • Você pode até ser calado, nós, quando fala, tem algo de conteúdo para dizer.
  • Uma das coisas que admiro em você é o fato de ser confiável quando dá sua palavra, não me deixa na mão.
  • É muito bom poder confiar em você. Outras mães dizem que não confiam nas filhas, mas eu confio em você.
  • Adoro o modo como você incentiva as pessoas? Ontem à noite vi você falando com seus companheiros de time depois do jogo, você tem o dom de encorajar.
  • Palavras na presença dos outros.

Palavras de afirmação muitas vezes têm mais impacto quando são ditas na presença dos outros. Um exemplo do livro de Chapman:

“Por exemplo, a família está jantando quando o pai diz. Fiquei orgulhoso de Jeremy  ontem à noite. Poderia ter ficado irritado com o juiz quando ele anulou a jogada, mas fiquei feliz de ver como demonstrou o tremendo espírito esportivo”. Jeremy recebeu a informação emocional e o restante da família foi lembrado da importância de ter caráter.

Chapman destaca que palavras de afeto não apenas aliviam inseguranças, mas também constroem um vínculo profundo e duradouro entre pais e filhos.

Evite as Palavras Negativas

Palavras duras ou críticas constantes afastam os adolescentes. Muitos pais, focados apenas nos erros, acabam perdendo a oportunidade de construir pontes emocionais. Em vez de apontar as falhas, busque considerar e valorizar as pequenas vitórias do dia a dia.

O Impacto Duradouro das Palavras

Se sentir amado, aceito e importante é uma necessidade de todos os seres humanos e, no entanto, alguns pais têm muita dificuldade em demonstrar seu amor aos filhos.

Gary Chapman, no livro,  compartilha histórias emocionantes que ilustram o impacto das palavras – ou da falta delas – na vida dos jovens. Uma das mais marcantes é a de um atleta profissional que confessou, com lágrimas nos olhos, que nunca ouviu o pai dizer “Amo você”. Isso demonstra como o silêncio ou a negligência emocional podem deixar marcas.

Portanto, se você quer criar um vínculo forte com seu adolescente, comece a praticar o uso das palavras de afirmação no dia a dia. Eles não apenas ajudam os jovens a se sentirem mais seguros e amados, mas também fortalecem o relacionamento familiar.

Agora me diz: Você gostou deste post? Ele te ajudou? Já conhecia o livro As 05 idades do Amor do Adolescente, de Gary Chapman? Você costuma usar palavras de afirmação com os filhos adolescentes?

Este post foi inspirado no livro: As 5 linguagens do amor dos adolescentes: Como expressar um compromisso de amor a seu filho adolescente de Gary Chapman 

Version 1.0.0

Compartilhe essa informação

Comentários

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.