É mais fácil perceber quando a adolescência começa porque seu início coincide com o início da puberdade, mas seu término não é tão fácil de identificar. O que precisa acontecer para que um adolescente seja considerado adulto? A idade é importante? Ele precisa chegar a uma determinada idade para ser considerado um adulto?
A Organização das Nações Unidas -ONU define Juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade. A Organização Mundial da Saúde – OMS, define adolescente como indivíduo que se encontra entre 10 e 19 anos. No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, é considerado adolescente quem tem entre 12 e 18 anos.
Alguns cientistas do desenvolvimento sugerem que a adolescência dura dos 15 aos 24 anos, outros sugerem que o final da adolescência se dá aos 20 anos de idade e que o período entre 20 e 25 anos é um período de transição denominado adultez emergente e que este período possui alguns marcos ou transições que podem determinar quando um jovem se torna um adulto. São eles:
- Aceitar a responsabilidade por si mesmo.
- Tomar decisões independentes.
- Tornar-se financeiramente independentes.
Para estes cientistas, a adolescência significa o estágio de desenvolvimento que começa com a puberdade e termina com a Independência econômica e social dos jovens em relação aos pais.
Outros estudiosos, incluindo o cientista do comportamento, como o dr. Lawrence Steinberg, usam o termo adolescência para se referir ao período de 10 a 25 anos. Isso porque já se sabe que o cérebro humano só estará completamente formado por volta dos 24 ou 25 anos.
De acordo com esses cientistas, se o cérebro não está completamente formado, a pessoa não pode ser considerada adulta.
Ficou surpresa(o)? Isso pode ser uma surpresa, principalmente para aqueles pais que não veem a hora de ver o fim da adolescência dos filhos.
E por que tanta divergência com relação ao final da adolescência?
Nos últimos 30 anos houve um avanço muito grande no estudo do comportamento adolescente. Vários estudos da ciência comportamental, social e também da neurociência, que aumentou a compreensão de como o cérebro muda durante esse período, vêm mudando a forma de se enxergar a adolescência. Só para te dar um exemplo: Antigamente se pensava que o desenvolvimento do cérebro estava mais ou menos completo no final da infância, novas pesquisas, no entanto, mostram que o cérebro continua a amadurecer até os 20 e poucos anos.
Outro motivo é o fato de que o período da adolescência está, literalmente, aumentando. Essa fase da vida, que antes durava apenas alguns anos, está sendo prolongado, ano após ano. No início, pela puberdade precoce e no final, pela transição cada vez mais prolongada dos jovens para carreiras, casamentos e a Independência financeira. Isso quer dizer que as crianças estão entrando na adolescência mais cedo do que nunca, e que os adolescentes estão demorando mais para se tornarem adultos. Saiba mais em: A adolescência está ficando cada vez mais longa?
Você se lembra quando foi que passou a ser considerado uma adulta? Quantos anos tinha? Deixe seu comentário aqui embaixo.
Este post foi inspirado no livro Age Of Opportunity: Lessons from the New Science of Adolescence
